5 dicas para utilização correta de suplemento para atletas

Para encontrar o corpo perfeito, muitas pessoas recebem tratamentos incorretos e usam produtos que contêm substâncias que afetam a saúde física e mental.

Porém, é possível ganhar massa e força muscular por meio de uma alimentação balanceada e do uso de suplementos corretos que ativam as funções físicas e desenvolvem o condicionamento de maneira saudável.

Apesar dos suplementos alimentares serem aliados ideais para o desempenho dos atletas, o uso incorreto e ilimitado de suplementos pode causar problemas de saúde. Pensando nisso, listamos 5 dicas para que você entenda a maneira correta de usar esses produtos. Confira agora mesmo!



Não substitua a alimentação


O uso de suplementos ajuda a obter os nutrientes necessários para aumentar a massa muscular e os hábitos alimentares ou complementar a dieta alimentar.

No entanto, às vezes esses suplementos tornam-se a base alimentar para algumas pessoas, substituindo refeições e outros alimentos necessários à saúde. A primeira dica então é a seguinte: pense no suplemento como algo que irá complementar as suas refeições e não substituir.


Procure um nutricionista


O uso correto dos suplementos pode reduzir o desgaste causado pelo exercício, trazendo muitos benefícios ao organismo, mas o abuso pode causar sérios riscos à saúde.

Portanto, antes de começar a consumi-los, você deve programar uma consulta com nutricionista e médico, e sob orientação desses especialistas, eles indicarão a quantidade de consumo de acordo com a necessidade de cada atleta.


Pesquise sobre os suplementos


Antes de adquirir o suplemento, você deve coletar mais informações sobre o produto de acordo com as necessidades do seu corpo. Os suplementos mais comumente usados são aqueles conhecidos como absorção média e rápida de carboidratos.

Esses suplementos aliados a uma boa alimentação podem fornecer energia e prevenir a fadiga muscular durante o exercício, controlar o chamado glicogênio na massa muscular, incluindo a suplementação de maltodextrina e glicose.

Outras proteínas utilizadas em grande quantidade, albumina, BCAA e glutamina são basicamente proteínas e aminoácidos que auxiliam no ganho e recuperação muscular.


Maneira correta de consumo


Geralmente, suplementos que contém altos índices de proteína devem ser consumidos dentro de uma hora após o treinamento. O BCAA deve ser consumido antes e depois do treino, pois pode aliviar a fadiga e a dor, e é adequado para pessoas que treinam por muito tempo como um corredor de maratona.

Suplementos compostos por carboidratos de absorção média e rápida são designados para o pré-treinamento porque fornecem energia. Vale destacar também que seu uso como pré-treino é essencial para impactar de maneira positiva na performance dos atletas em diversos esportes: musculação, futebol, maratonas, natação, dentre outros.

Além disso, é importante ressaltar que o uso de qualquer um desses suplementos citados tem que ser recomendado por especialistas para uma melhor absorção dos nutrientes, pois não deve ser usado em excesso.


Adquira no local adequado


Os suplementos alimentares devem ser adquiridos em lojas especializadas autorizadas, devendo ser adquiridos em locais autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Portanto, certifique-se também se a indústria fornecedora possui produtos com sabor, qualidade e preços acessíveis.

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