As melhores dicas para ter um bom preparo físico na hora de pedalar

O ciclismo é uma modalidade esportiva bastante completa e que trabalha diversas partes do nosso corpo. Mas, além disso, é uma atividade muito prazerosa e é só dar as primeiras pedaladas para você simplesmente viciar.

Porém, como todo exercício físico, é preciso se preparar para adquirir uma boa condição física, além de cuidar da hidratação durante a pedalada.

Se você quer começar a pedalar, se liga só nessas dicas que preparamos para você conquistar um bom preparo físico e aproveitar todos os benefícios do ciclismo.


O que é condicionamento físico? ?


Antes de entrarmos nas dicas, é importante esclarecer o que é condicionamento físico. Trata-se da capacidade de cada indivíduo de resistir a desafios durante uma atividade.

Pode ser desde uma simples caminhada, até uma trilha mais íngreme em meio à mata. Tudo o que envolve a nossa capacidade física se relaciona ao condicionamento. Por exemplo, se ficamos mais ofegantes ao realizar determinadas tarefas do cotidiano, é sinal de que precisamos melhorar o nosso condicionamento físico.

Agora, vamos às dicas!


1. Mantenha a regularidade nos treinos


A primeira atitude que você deve tomar para ter um bom preparo físico na hora de pedalar é manter os treinos em dia. Só a regularidade na hora de pedalar já dará a você, aos poucos, um ótimo preparo físico.

Depois, você vai aumentando a intensidade, sempre tendo atenção com a hidratação durante os treinos, além de complementar com outros exercícios de fortalecimento.


2. Invista na bike e equipamentos corretos


Existem diferentes formas de pedalar, desde uso da bike como meio de transporte, como forma de lazer e como modalidade esportiva. Independente do seu objetivo inicial, é importante usar os equipamentos corretos de segurança para evitar lesões, principalmente para quem está totalmente sedentário e pretende iniciar agora com a bicicleta.

Os equipamentos, assim como o tipo de bike, dão o reforço e as condições necessárias para uma prática saudável e segura.


3. Faça caminhadas


Você pode complementar as pedaladas com outros exercícios, como a caminhada, por exemplo, para ter um bom preparo físico na hora de pedalar. A caminhada é uma atividade leve, perfeita para quem quer dar o pontapé inicial e deixar de lado o sedentarismo.

Como a bicicleta requer um esforço maior dos membros inferiores, é preciso ter atenção redobrada principalmente com os joelhos e articulações. E alternar a caminhada com a bike é uma ótima combinação para melhorar a capacidade respiratória e cardiovascular, além de fortalecer a musculatura das pernas.


4. Agachamentos


Entre as dicas para ter um bom preparo físico na hora de pedalar o agachamento não poderia ficar de fora, porque além de fortalecer os músculos da perna, que são essenciais na hora de pedalar, ele aumenta a capacidade cardiorrespiratória.

Além disso, fazer agachamentos ajuda a reduzir problemas na coluna e aumenta a resistência dos membros inferiores.


5. Escolha um bom suplemento


O uso de suplemento feito da forma adequada e com supervisão médica especializada ajuda a dar mais energia e beneficia o ganho de massa magra. Cada suplemento tem a sua particularidade, portanto, converse com seu nutricionista para que ele ajude a escolher o melhor de acordo com o seu objetivo.

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