Os benefícios de consumir pasta integral de amendoim

Energia, vitalidade e ganhos de massa muscular são alguns dos benefícios que têm atraído um grande número de adeptos ao consumo da pasta de amendoim, composto alimentar muito utilizado em países como os Estados Unidos e Angola.

Fonte de proteínas que fortalecem a musculatura, ossos e o sistema imunológico, o produto é indicado para atletas e praticantes regulares de exercícios físicos, contribuindo tanto para os resultados corporais estimados, quanto para um melhor desempenho das atividades.


Como é feita a pasta de amendoim?


O produto é resultado da mistura de amendoins previamente torrados, secos e moídos, óleos vegetais e outros ingredientes que garantem a textura e sabor característicos, trazendo versatilidade para a composição de diversas refeições.

A opção integral torna-se uma alternativa mais saudável e menos calórica, já que é composta apenas por amendoim torrado e triturado: um processo ainda mais orgânico, no qual os elementos relativos às oleaginosas (sementes) são liberados naturalmente.


A pasta de amendoim engorda?


Produtos que contam com oleaginosas em sua composição, possuem alta concentração de gordura e densidade calórica. Por essa razão, quando associados a uma quantidade expressiva de açúcar ou sal, tornam-se nocivos ao organismo, trazendo, entre outras consequências, o aumento de peso.

Sendo assim, para evitar que as “gorduras boas” atuem de forma contrária, sementes e derivados devem ser consumidos in natura.

Além disso, conforme já mencionado, o consumo da pasta de amendoim deve ser associado à atividade física para melhor absorção no organismo, já que cerca de duas colheres de sopa da mistura equivalem a 200 calorias. Portanto, o consumo deve ser moderado e sob a orientação de um nutricionista.


Quais nutrientes podem ser encontrados na pasta de amendoim?


O composto alimentar pode ser utilizado como parte dos suplementos diários e incorporado às dietas que visam o ganho de peso e de massa muscular. Vale lembrar que pessoas com intolerância ao amendoim e derivados devem evitar o produto.

Confira algumas vitaminas e nutrientes presentes na pasta de amendoim:

- Vitamina E: antioxidante, atua na prevenção de doenças cardiovasculares;

- Vitamina B3 (niacina) - ajuda a prevenir o câncer de pele;

- Vitamina B6 - auxilia na manutenção do metabolismo, contribuindo para a absorção de carboidratos, aminoácidos e gorduras;

- Folato - contribui para a formação das células vermelhas no sangue e para a manutenção da saúde mental e emocional;

- Magnésio - contribui para o fortalecimento ósseo e reduz o risco de hipertensão;

- Cobre - ajuda na formação das células sanguíneas e atua no sistema nervoso;

- Manganês - contribui para a absorção de nutrientes e para o crescimento da estrutura óssea;

- Biotina - contribui para o crescimento e fortalecimento de cabelos e unhas.


Qual a diferença entre a pasta e a manteiga de amendoim?


Em inglês, o produto é conhecido como “


”, revelando um dos usos mais comuns (componente base para sanduíches, nos quais são adicionados banana, geleia de frutas, entre outros ingredientes) e talvez essa seja a grande questão, já que na tradução literal, o termo aproximado é “manteiga de amendoim”.

O formato em pasta (ou creme) é comumente atrelado aos processos industriais, nos quais são adicionados açúcares, sais e conservantes. Contudo, o setor alimentício já produz a versão integral do produto, em processo semelhante ao caseiro - cuja consistência é similar à manteiga, sem alterar as propriedades nutricionais e seus benefícios.

Fique atento às informações contidas nas embalagens e rótulos antes de adquirir o produto.


Quando devo usar a pasta de amendoim?


O suplemento é indicado para ser consumido antes das atividades físicas, visando nutrir e dar energia ao organismo durante o treino diário.

É necessário dizer também que, embora dietas ricas em sementes e outros compostos naturais contribuam para a atividade metabólica, auxiliando no trajeto alimentar, a ingestão de líquidos é essencial para que esses elementos possam ser distribuídos por todo o corpo. Por isso, o consumo de água e isotônicos torna-se ainda mais essenciais.

Para mais dicas de saúde e alimentação, acesse https://www.sudract.com.br/. Conheça nossos suplementos e demais produtos. Aproveite nossas promoções.

2 visualizações0 comentário