Os equipamentos de segurança obrigatório para ciclistas

Quem não se lembra dos grandes desafios que enfrentávamos quando crianças ao aprender a andar de bicicleta?

Andar de bicicleta sempre foi, nesse sentido, um grande passatempo para muitas pessoas e algo que está presente desde a nossa infância.

No entanto, andar de bicicleta, hoje, além de ser um grande passatempo é também um esporte muito consolidado no país e é também praticado como meio de transporte por muitas pessoas que preferem uma locomoção saudável e sustentável.

Nesse sentido, a bicicleta vem fazendo parte de nossas vidas desde a infância até a vida adulta, ainda que com mais finalidades, mas sempre com o mesmo entusiasmo aventureiro de sempre.

Por isso, foi em razão da grande popularização do ciclismo no país atualmente que observamos um grande aumento do número de ciclista nas ruas pelo país.

Devido a essa grande presença de ciclistas nas ruas, algumas alterações precisaram ser feitas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) com o estabelecimento do artigo 105, onde exige que alguns itens tenham uso obrigatórios para os ciclistas brasileiros.

Foi pensando nessa grande valorização do ciclismo no Brasil que listamos neste post alguns desses equipamentos de segurança obrigatórios para os ciclistas e algumas outras dicas muito importantes.

Confira!



SINALIZADORES


Os sinalizadores noturnos são um dos principais itens de segurança presentes no artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A obrigatoriedade desses equipamentos tem como objetivo sinalizar motoristas e pedestres acerca da presença da bicicleta nas ruas e ciclovias durante a noite.

Por isso, fica obrigatório o uso de sinalizadores do tipo lanterna na parte dianteira com as cores branca ou amarela, na parte traseira na cor vermelha e sinalizadores simples de qualquer cor nas laterais, sob os pedais e rodas.


CAMPAINHA


Outro equipamento de segurança obrigatório para ciclistas é o uso de campainha. Esse equipamento tem como finalidade alertar pedestres e motoristas a respeito da presença da bike na via.

Apesar de obrigatória, existe uma grande variedade de tipos de campainha, variando desde modelo até diferença de som para você escolher a campainha ideal para a sua bicicleta.


RETROVISOR


Outro equipamento de segurança obrigatório é o uso de retrovisor no lado esquerdo da bicicleta, para que o ciclista possa ter uma visão traseira da via sem precisar girar o pescoço para olhar.

Esse equipamento é fundamental para identificar a passagem de carros e ônibus, que podem colocar a vida do ciclista em grave perigo em um acidente.


EQUIPAMENTOS RECOMENDADOS


Apesar de não serem obrigatórios, outros equipamentos de segurança são recomendados para preservar a vida dos ciclistas.

No topo dessa lista está o capacete, item essencial para prevenir fraturas e traumas crânio encefálicos em caso de quedas.

Além disso, o uso de óculos de proteção previne contra raios solares, pedras ou poeiras que podem entrar em contato com os olhos.

Por isso, se você é ciclista e utiliza a sua bike no dia a dia, siga todas essas dicas para que você pedale em segurança!

Gostou deste post e quer saber mais sobre como ter uma vida mais segura e saudável para praticar esportes? Então acesse o site da Sudract e conheça os melhores suplementos alimentares disponíveis para você!

1 visualização0 comentário

Endereço

N7 Suplementos Esportivos LTDA.

Av. do Manganês 110 - CDA / Assis - SP, Brasil

CEP: 19.812-080

(18) 3323-8008           (18) 99821-7704

  • Facebook
  • Instagram

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS N7 SUPLEMENTOS

  • Facebook
  • Instagram