Os sinais de que você precisa se hidratar mais no treino de ciclismo

Atualizado: Jan 19

A água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, atuando em diversos processos do nosso metabolismo. Isso fica claro quando a gente lembra que nosso corpo pode ser composto por até 70% de água.



Como o corpo perde água no ciclismo


Para quem pratica esporte ela se torna ainda mais importante, pois a atividade física exige muito do corpo e muito líquido é consumido durante as práticas. O corpo perde água de maneira intensa de duas maneiras: através da respiração e através do suor, onde atua para regular a temperatura do organismo.


Sinais de desidratação


Por isso, é imperativo que o ciclista fique atento aos sinais de desidratação que o corpo dá, para evitar problemas maiores no futuro. Vamos conhecer as 5 principais pistas de que é preciso aumentar o consumo de água no treino de ciclismo.


1 - Dor de cabeça



Preste atenção em dores de cabeça que aparecem durante ou após a atividade física, elas podem indicar que você não está ingerindo a quantidade ideal de água para se manter equilibrado.

Vale lembrar que existem muitas origens para a dor de cabeça, então avalie a sua ingestão de água quando esse sintoma surgir. Dessa maneira você conseguirá perceber melhor se a desidratação pode ser a causa.

2 - Coração acelerado

A desidratação pode causar batidas mais rápidas do coração porque ela diminui o volume de sangue e o órgão precisa trabalhar com mais intensidade para fazer o bombeamento pelo corpo. Preste atenção no coração enquanto estiver pedalando.

3 - Pele seca e pouco elástica

Um dos primeiros órgãos a demonstrar a falta de líquido no corpo é a pele, justamente por conter muita água em sua composição. Quando o corpo está desidratado ele tende a produzir menos suor e a temperatura aumenta, logo o organismo direciona a pouca umidade disponível para órgãos mais internos e vitais.

4 - Urina escura

Terminou seu pedal e notou que a sua urina está muito mais escura do que o habitual? Pode ser um sinal de desidratação. Isso acontece porque existe menos água disponível para o seu rim diluir as impurezas que ele filtra.

5 - Tonteira e confusão

Esses sintomas pouca gente sabe, mas também são indícios de desidratação no organismo. Isso se dá pela perda de eletrólitos essenciais, como o sódio e o potássio, para a boa comunicação entre o cérebro e as células nervosas e musculares do corpo.




Como prevenir


A maneira mais simples de evitar a desidratação é a mais óbvia: beber água. Em alguns casos uma bebida que repõe eletrólitos também pode ser uma grande aliada, use hidrotônicos. Também é importante se lembrar de ingerir água antes do penal, e não somente na hora que a sede bater.


Acesse nosso site


Agora que você já sabe os sinais de desidratação, que tal entrar em nosso site para conferir os nossos produtos que irão te ajudar a se tornar um ciclista melhor? Temos uma seleção especial de suplementos, isotônicos e alimentos saudáveis para ciclistas.

Nos acompanhe também no Instagram clicando aqui, assim você estará sempre por dentro das nossas dicas e dos melhores produtos disponíveis.


7 visualizações0 comentário

Endereço

N7 Suplementos Esportivos LTDA.

Av. do Manganês 110 - CDA / Assis - SP, Brasil

CEP: 19.812-080

(18) 3323-8008           (18) 99821-7704

  • Facebook
  • Instagram

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS N7 SUPLEMENTOS

  • Facebook
  • Instagram